Uma breve história da Internet-3

Peter Deutsch, que desenvolveu Archie, sempre insistiu que Archie era um acrônimo para Archiver, e não tinha nada a ver com a história em quadrinhos. Ele estava revoltado quando VERONICA e JUGHEAD apareceu.

Em 1989, um outro evento significativo ocorreu para tornar as redes mais fáceis de usar. Tim Berners-Lee outros no Laboratório Europeu de Física de Partículas, mais popularmente conhecido como CERN, propôs um novo protocolo para a distribuição de informações.

Este protocolo, que se tornou a World Wide Web em 1991, foi baseado em hipertexto – um sistema de incorporação de links no texto para vincular a outro texto, que você tem usado toda vez que clicou em um link de texto ao ler estas páginas. Embora iniciado antes do gopher, ele foi mais lento para se desenvolver.

O desenvolvimento em 1993, do navegador gráfico Mosaic por Marc Andreessen e sua equipe no Centro Nacional para Aplicações de Supercomputação (NCSA) deu ao protocolo seu grande impulso.

Mais tarde, mudou-se para se tornar Andreessen o cérebro por trás Netscape Corp, que produziu o servidor e o navegador gráfico mais bem sucedido até que a Microsoft declarou guerra e desenvolveu o seu Microsoft Internet Explorer.

826f9783-58d5-4375-8133-8f11a59d5933
Logo após o navegador gráfico Mosaic ser introduzido, a Biblioteca do Congresso disponibilizou alguns gráficos maravilhosos e coloridos do Vaticano. Com as conexões lentas daqueles dias, levava 20 minutos para uma única página carregar. iniciávamos o download, faziamos uma pausa para o café, e voltávamos para se maravilhar com a imagem que tinha preenchido nossa tela.

Como a Internet foi inicialmente financiada pelo governo, ela foi originalmente limitada à pesquisa, educação e uso do governo. Usos comerciais foram proibidos a menos que atendida diretamente os objetivos de pesquisa e educação. Esta política continuou até o início dos anos 90, quando redes comerciais independentes começaram a crescer.

Tornou-se então possível rotear tráfego em todo o país a partir de um site comercial para outro sem passar pelo backbone de Internet que governo financiou (NSFNet).

Delphi foi o primeiro serviço comercial nacional on-line a oferecer acesso à Internet aos seus assinantes. Abriu-se uma conexão de e-mail em Julho de 1992 e serviço de Internet em novembro de 1992. T

odos os pretextos de limitações no uso comercial desapareceram em maio de 1995, quando a National Science Foundation terminou seu patrocínio do backbone de Internet, e todo o tráfego passou a ser através de redes comerciais.

AOL, Prodigy e CompuServe estavam disponíveis. Como o uso comercial era tão difundido nessa época e as instituições de ensino vinham pagando por seus usos próprios por algum tempo, a perda do financiamento da NSF não teve efeito significativo sobre os custos.

MICHAEL Dertouzos (1936-2001)

Os primeiros dias da web foi um período confuso em que muitos desenvolvedores tentaram colocar sua marca pessoal na forma que a web deveria desenvolver. A web foi ameaçada de tornar-se uma massa de protocolos independentes que exigiria um software diferente para diferentes aplicações.

O visionário Michael Dertouzos do Laboratório do MIT para Ciências da Computação convenceu Tim Berners-Lee e outros para formar o Consórcio World Wide Web (W3C) em 1994 para promover e desenvolver padrões para a web. Proprietários de plugins ainda abundam pela web, mas o consórcio garantiu que existissem normas comuns presentes em cada navegador.

Hoje, o NSF moveu do suporte do backbone e instituições de ensino superior para a construção do K-12 e acessos da biblioteca de pública local por um lado, e as pesquisas sobre alto volume de conexões por outro.

A entrada da Microsoft em larga escala com o browser, servidor e mercado de Internet Service Provider completou a grande mudança para uma Internet mais comercial. O lançamento do Windows 98, em junho de 1998 com o navegador da Microsoft bem integrado na área de trabalho mostra a determinação de Bill Gates para capitalizar sobre o enorme crescimento da Internet.

O sucesso da Microsoft ao longo dos últimos anos trouxe desafios judiciais ao seu domínio. Vamos deixar isso para você se você acha que estas batalhas devem ser decididas nos tribunais ou no mercado.

Durante este período de enorme crescimento, as empresas que entraram na arena da Internet com objetivos de encontrar modelos econômicos que trouxessem retorno. Serviços gratuitos suportados por publicidade eliminaram parte dos custos diretos do consumidor – temporariamente.

Serviços como o Delphi oferecia páginas web grátis, salas de bate-papo e fóruns de mensagens para a construção da comunidade. As vendas online cresceram rapidamente para produtos como livros e CDs de música e computadores, mas as margens de lucro eram pequenas, devido as comparações de preços serem tão fáceis, e a confiança do público na segurança online ainda instável.

Modelos de negócios que funcionaram bem estão os portais, que tentam oferecer tudo para todos, e leilões ao vivo. Aquisição da AOL da Time-Warner foi a maior fusão da história em que ela ocorreu e mostra o enorme crescimento do negócio na Internet! O mercado de ações teve um passeio rochoso, entre altos e baixos com as novas empresas de tecnologias, as ponto com renderam boas e más notícias.

A queda na receita publicitária tornou uma desgraça para muitas empresas pontocom, e um grande abalo e busca de melhores modelos de negócios foram procurados pelos sobreviventes.

A tendência atual com grandes implicações para o futuro é o crescimento de conexões de alta velocidade. Modems de 56K e os fornecedores que os apoiaram espalhou por um tempo, mas esta é a extremidade baixa agora. 56K não é rápido o suficiente para disponibilizar multimídia, como som e vídeo, exceto em baixa qualidade. Mas as novas tecnologias muitas vezes mais rápidas, como cablemodems e linhas de assinante digital (DSL) são predominantes agora.

As redes sem fio teem crescido rapidamente nos últimos anos, e turistas buscam por áreas sem fio em que possam se conectar enquanto estão longe de casa ou do escritório. Muitos aeroportos, cafés, hotéis e motéis agora rotineiramente prestam esses serviços, alguns por um preço e alguns de graça.

wireless-network-analysis-101-vofi-voice-over-wifi-46-638
A próxima área de crescimento é o aumento grande no sentido do acesso universal sem fio, onde quase todos os lugares é um “hot spot”. Wi-fi municipal ou em toda a cidade, o acesso WiMax oferecendo faixas mais amplas do que wi-fi, EV-DO, 4G, LTE e outros formatos competem pelo domínio nos EUA nos próximos anos. A batalha é tanto econômica quanto política.

Outra tendência que está rapidamente afetando web designers é o crescimento de pequenos dispositivos para se conectar à Internet. Pequenos tablets, pocket PCs, smartphones, ebooks, dispositivos de videogame e dispositivos de GPS até agora são capazes de utilizar a web em qualquer lugar, e muitas páginas da web não são projetadas para trabalhar nessa escala.

Como a Internet tornou-se onipresente, mais rápida, e cada vez mais acessível a não-técnicos, comunidades, redes sociais e serviços de colaboração tem crescido rapidamente, permitindo que as pessoas se comuniquem e compartilhem interesses das maneiras mais diversas.

Sites como o Facebook, Twitter, Linked-In, YouTube, Flickr, Second Life, delicious, blogs, wikis, e muitos mais permitem que as pessoas de todas as idades rapidamente compartilhem seus interesses do momento com outros em qualquer lugar.
Como disse Heráclito no século 4 A.C., “Nada é permanente, exceto a mudança!”