Técnica Pomodoro de Gerenciamento de Tempo

É uma técnica criada por Francesco Cirillo em 1992 e atualmente é utilizada por profissionais de diversas áreas,  inclusive no desenvolvimento de sistemas.

Pomodoro significa tomate em Italiano, ou seja, se preferir chame de técnica do tomate. Esse nome surgiu quando Cirillo fazia faculdade em Roma. Para se concentrar nas suas tarefas, ele decidiu utilizar o que tinha nas mãos: um temporizador de cozinha com formato de tomate. 🙂

A técnica é tão simples que se resume em 5 passos:

  1. escolha uma tarefa a ser realizada.
  2. configure o temporizador(pomodoro) para tocar em 25 minutos
  3. trabalhe na tarefa até o Pomodoro tocar, depois registre na sua folha de papel.
  4. faça uma pequena pausa (5 minutos)
  5. a cada 4 Pomodoros faça uma paula longa (25 minutos)

Essa técnica consegue trazer características boas de dois mundos:

  • Objetividade: focado na tarefa, sem distrações, controle, disciplina
  • Equilibrio: devido as pausas, que não devem ser utilizadas para fazer pesquisas na net ou outro trabalho no computador. A pausa é um ponto muito importante da técnica e não pode ser preenchida com tarefas, é um momento em que a mente simplesmente deve relaxar.

Como eu não me contentei em só aprender a técnica, resolvi fazer um programinha usando Scratch que é uma simulação da Técnica Pomodoro, acesse agora o Time Tomato.

Entrei em contato com a equipe que gerencia o site  Pomodoro Technique e eles já disponibizaram minha aplicação no sites deles:  Procure por Timer Tomato

Quem quiser conhecer mais sobre a técnica é só baixar o livro gratuito:

Para quem é desenvolvedor de software, pode comprar o vídeo meeting Jquery do PeepCode. Com ele você vai aprender Jquery construindo um aplicativo Pomodoro.

Já tem também um livro em fase beta disponível na pragmatic programmers:  Pomodoro Technique Illustrated: The Easy Way to Do More in Less Time by Staffan Nöteberg disponível em:

Dica final parar quem quer fazer algum software que simule a técnica do tomate, não utilize o nome Pomodoro Technique, pois trata-se de uma marca registrada. Por esse motivo eu coloquei o nome do meu aplicativo de Timer Tomato.

Bom, fico por aqui. O Timer Tomato está sobre licensa creative commons, você pode baixar, reutilizar, modificar, só tem que citar meu nome e não precisa me avisar ;).