Scratch - A Linguagem de Programação mais simples que já vi!

boneco scratch Confesso a vocês que a última vez que fiquei tão impressionado com um software foi com o lançamento do google earth. :-P

Já faz um tempo que venho buscando uma forma de ensinar programação para crianças ou para quem nunca programou na vida. Fiz recentemente um post mostrando o ruby como uma candidata forte pela sua simplicidade e até apontei como uma possibilidade em cursos de graduação. Mas mesmo assim ainda é complexa, pois programação requer a compreensão de vários conceitos: variáveis, constantes, loops, ramificações entre outros. Além da dificuldade de escrita que geralmente o iniciante tem.

Mas, pesquisando na web essa semana, finalmente encontrei o que procurava: Scratch - uma linguagem de programação que facilita a criação de jogos, conteúdo interativo, musicas e trabalhos artísticos, além de possibilitar o compartilhamento do programa na web, depois de finalizado. Ele é totalmente gratuito e já tem disponível uma opção para deixar os comandos em português.

Não é preciso digitar código para programar com Scratch. Ele tem vários comandos que são disponibilizados em forma de blocos equivalentes ao conceito que temos dos blocos de montagem da LEGO.

código scratch

O trabalho consiste em arrastar os comandos e ir encaixando os blocos e configurando os valores, até conseguir o programa final. Dessa forma agiliza o processo e elimina a possibilidade de erro de sintaxe.

Você pode baixar o Scratch aqui.

Mas aviso logo: cuidado para não se viciar! :)

É incrível a rapidez com que se consegue programar. É empolgante, simples, divertido e com certeza uma ótima opção para introduzir crianças e público em geral para o mundo da programação!

Eu pensava no Scratch como algo excelente para o primeiro contato de crianças com o mundo da programação. Porém, David M. está utilizando Scratch em disciplinas introdutórias nos cursos de ciência da computação na faculdade de Harvard.

Mas uma opção aí para os cursos de computação espalhados pelo Brasil.

Bom, agora está na hora de todo mundo usar o Scratch. Bom divertimento!

Uma breve introdução vocês podem ver aqui (vídeo em inglês):

blog comments powered by Disqus