Review do livro Reinventando Você

Participei da palestra de Carlos Alberto Júlio no Centro de Convenções de Natal – RN, com o mesmo tema do livro. No livro, ele se aprofunda mais no tema de como podemos nos adaptar e manter a empregabilidade e satisfação nos dias de hoje.

As dicas são muito bem temperadas com sua história de vida em que teve que passar por um momento de reflexão e tensão devido uma doença que poderia ser grave, mas que felizmente não foi e permitiu que ele se reinventasse e compartilhasse essa sua experiência com a gente.

Vou mostrar nesse post os pontos que mais me chamaram a atenção no livro.

Fazejamento Inicio o post colocando um termo que Carlos Alberto usa no livro e que achei muito interessante: Fazejamento, que é a mistura de fazer + planejamento, ou seja, o profissional hoje tem que estar preparado para simultaneidade.

O modelo de divisão, separação, não está mais dando conta com efetividade de diversos problemas atuais, então agora ao invés de só planejar, o profissional tem que dominar a parte estratégica e também a execução (mão na massa).

Só que é preciso haver um balanceamento nessa fórmula, pois se só existe execução podemos perder o rumo do nosso objetivo e se ficarmos planejando demais, não saímos do lugar. O autor cita que Gary Hamel advoga a quantidade de 5% de planejamento e 95% execução, e que ambos devem ser dinâmicos, contínuos e diários.

Profissional generalista Ele fala também que saber “fazer de tudo um pouco” não dá mais certo, a frase da vez é “saber muito de quase tudo”, que é o que se entende hoje por um generalista, um profissional com habilidades multidisciplinares, com visão holística afinada, que consegue interligar fatos, situações, coisas que é impossível para um profissional que está ainda preso no formato de divisão do trabalho.

Aprendizado Permanente Outro ponto de extrema importância pode ser resumido com o termo “Educação Permanente”, que significa um processo educativo planejado para compreender todo o período de existência dos indivíduos para que eles possam dessa forma, se adaptar com menos dificuldades as mudanças que a sociedade impõem.

Aprender a lidar com as mudanças e manter núcleo sólido e inflexível: O mundo globalizado se transforma com muita rapidez, são muitas variáveis envolvidas nas mudanças, portanto é necessário ajustes constantes no projeto de ação para que ele se adapte facilmente à realidade.

Philip Kotler afirma que “Há dois tipos de empresas: as que mudam e as que desaparecem”. Stephen Covey mostra que cada indivíduo deve saber seu papel na empresa e se capacitar a responder a três perguntas:

  1. O que estamos procurando realizar?
  2. Quais são os princípios que regem as coisas aqui?
  3. Como devo reagir

E ele deixa claro que a adaptação à mudança constante depende de um núcleo sólido inflexível, formado por princípios imutáveis e atemporais: justiça, coragem, serviço, humildade, integridade, dignidade humana, contribuição, crescimento, empowerment, alinhamento de idéias e criação de valor.

Quando a liderança é ancorada nesses conceitos ela pode enfrentar com confiança as mudanças que virão pela frente, agindo de forma criativa, comunicando com eficácia e procurando as melhores soluções.

Filtrar as informações e Internetização Hoje o profissional tem que se adaptar e também se manter antenado com o meio digital. Não se trata aqui de simplesmente conhecer os softwares envolvidos e um conjunto de sites, se trata de aprender a filtrar o essencial no meio de centenas de informações desnecessárias.

Dados e informações não são conhecimentos. Conhecimento só é produzido com a vivência emocional e cognitiva de pessoas analisando esses dados somado a uma visão holística da empresa e com a visão estratégica dos rumos que pretende tomar.

Vou complementar esse ítem, pois trabalho com com desenvolvimento web e tenho familiaridade com o tema. A maioria dos sites que procuro informações relevantes são em inglês, mas está cada vez mais crescendo o número de sites relevantes em português.

Priorizo informações vindas de blogs de especialistas, ou seja de pessoas que criam produtos ou serviços reais na área de domínio. Complemento esse aprendizado fazendo parte de comunidades, fóruns, comprando livros e assistindo palestras.

Mantenho uma lista de bookmarks, de forma que não preciso mais repesquisar, faz muito tempo que não faço mais isso. Só pesquiso uma vez e se for importante armazeno do delicious.

Mulherização do Mercado O perfil do mercado está mudando, ao invés do explorador agressivo (homem), o mercado está preferindo características femininas como preparar o bebê para o futuro. Sem falar das facilidades que as mulheres tem de lidar com as adversidades de forma quase que simultânea e ainda ter o cuidado com aparência, com o lar, enfim, temos que aprender com elas.

Algo que me chamou a atenção no livro, é que as mulheres que lideram equipes, nem sempre em uma conversa tem o objetivo de saber os resultados, muitas vezes a conversa é só para serem ouvidas mesmo, isso ajuda a criar um clima de apoio e interligação na empresa.

Complementos O autor também coloca um capítulo inteiro mostrando como criar uma estratégia para sua carreira, além de complementar no final com um capítulo com uma lista grande de personagens históricos, filósofos, filmes, novelas, artistas agrupados pelos temas principais abordados no livro.

Mas para saber esses detalhes você terá que comprar o livro. 😉

Um grande abraço e espero que tenha gostado da resenha.