O caminho para o sucesso

Esse post é baseado no vídeo de Richard St. John: “8 segredos do sucesso”, que está disponível no TED.

Quero deixar bem claro que o vídeo de Richard é infinitamente melhor do que esse humilde post.

Eu apenas assisti ao vídeo algumas vezes, me foquei na imagem abaixo (última imagem do vídeo), e comecei a escrever o que vinha na minha mente a respeito dessas palavras-chave. Não é uma tradução do vídeo, é a minha forma de ver as palavras-chave que levam ao sucesso.

8 segredos do sucesso. Créditos para Richard St. John

Fique agora com o texto:

Vamos imaginar o sucesso como um percurso do ponto A para o ponto B.

Acabei de levantar da cama no ponto A e quero ser bem sucedido. O que devo fazer?

Nada começa sem boas IDEIAS. Empresas e profissionais bem sucedidos começaram com boas ideias. Só que é preciso mais porque ideia sem ação é sonho. É preciso colocar a mão na massa! Sucesso é um sonho que se torna realidade e alimenta novos sonhos.

Já tenho boas ideias, mas tenho que me olhar no espelho um pouco para ter a certeza que no longo prazo eu ainda vou continuar trabalhando nessas ideias com empolgação. Se não houver PAIXÃO pela ideia, não haverá energia suficiente para mantê-la. Faça o que você gosta, que o dinheiro virá como consequência. Caso não possa fazer isso, lute até que você consiga fazer o que gosta. Somente o ato de lutar já dá um pouco de satisfação.

Já sei o que eu quero e tenho paixão por isso, então vamos ver o que devo fazer durante a jornada:

Eu preciso ser muito BOM no que eu faço, para se destacar dos demais. Bom o suficiente para que ninguém me imite no curto prazo.

Para chegar a essa eficiência é preciso TRABALHAR duro, pois é a única forma de chegar lá e se manter lá. Já vi muitos casos de filhos que assumiram as empresas do pai sem esforço algum e deixaram a empresa com dívidas.

Não posso simplesmente executar as tarefas e ir dormir. Eu devo EMPURRAR minha mente e meu corpo para frente sempre, estar aberto a experimentações, procurando pontos de vistas diferentes, estar com uma mente sã em um corpo são.

No meio de tanta tarefa e informação é preciso manter o FOCO para continuar no rumo certo. Muitas vezes é preciso filtrar as informações e acompanhar somente o que for essencial, o ruído deve ser eliminado.

Em quase 100% dos casos você não terá frutos da noite para o dia. O seu objetivo será modificado e aperfeiçoado durante a jornada. O caminho está cheio de altos e baixos e é preciso PERSISTÊNCIA para suportar a estrada acidentada.

No início era só uma ideia e a paixão por torná-la real. Durante o processo utilizamos vários mecanismos para chegarmos ao objetivo, mas, de nada adianta se outras pessoas não gostarem do que estou fazendo. É preciso ter algo que alimente esse sistema e torne-o coletivamente sustentável.

Esse ingrediente que falta é gostar de SERVIR. Gostar de servir implica em olhar e tratar o ser humano como um ser humano e não como uma fonte de dinheiro. Quando você gosta de servir, todo seu esforço será focado para algo que mudará o meio que você vive ou uma pequena parte dele para melhor. A partir daí seu sistema ganha vida própria, essa vida eu chamo de sucesso e finalmente chegamos ao pontos B.