Dicas para aulas de informática - O Jogo das Perguntas

Sempre que posso eu tento sair do formato tradicional de ensino (professor fala - aluno escuta) e no decorrer das minhas aulas tenho aprimorado algumas ideias e técnicas que eu gostaria de compartilhar com você nesse post. Uma das saídas para fugir do tradicional é implementar algum jogo ou dinâmica para que os alunos possam “navegar” pelo conteúdo de forma indireta e de preferência que seja divertido.

Vou falar aqui de uma dinâmica chamada: Jogo das Perguntas.

  1. Eu elaboro diversas perguntas, que podem ser de alternativas (a,b,c,d), pode ser também de verdadeiro ou falso ou completar frase.
  2. A folha com as perguntas eu colo em uma cartolina e depois recorto as perguntas individuais, formando dezenas de pequenos cartões, cada um com uma pergunta.
  3. Para finalizar, guardo todos os cartões em uma sacola que não seja transparente, para criar o suspense. :)

A execução:

  • Primeiro eu divido a turma em dois grupos que chamei de grupo A e B.
  • Depois coloco uma música para tocar e enquanto a música estiver tocando os alunos devem repassar a sacola entre si. No momento que a música parar, o aluno que estiver segurando a sacola deve tirar uma pergunta e falar em voz alta.
  • Cada pergunta deve ser direcionada para um grupo específico. Primeira pergunta grupo A, segunda pergunta grupo B e assim sucessivamente.
  • Se o grupo acerta a resposta, marca ponto. Se errar, o ponto vai para o outro grupo.

Essas regras são só propostas iniciais, podem e devem ser modificadas e adaptadas, para você ter uma ideia essas regras em específico foram criadas pelos próprios alunos. É interessante que eles participem o máximo possível.

Agora tem um pequeno detalhe que quero dizer para você.

Para tocar a música eu fiz um programa usando Scratch, que seleciona uma entre duas músicas a serem tocadas, configura as batidas por minutos variando de 60 a 100 e a duração em segundos que cada seção de música vai tocar, tudo de forma aleatória.

Fica legal. Pois, cada rodada de música eu sei que vai tocar uma quantidade de segundos diferente, permitindo que a sacola ande um pouco mais ou um pouco menos a cada seção.

A imagem do programa vocês podem ver abaixo. Para executar é só clicar na imagem que é um link que leva para página do Scratch.

Music Game

O projeto do scratch você pode baixar, modificar, compartilhar sua modificação, só precisa atribuir que foi baseado no meu projeto e não precisa me pedir permissão para nada disso :). A licença é Creative Commons

Espero que goste e caso tenha alguma ideia que você usa para fugir da rotina de aula tradicional, compartilhe aqui, deixe seu comentário.

Até logo.

blog comments powered by Disqus